Avançar para o conteúdo principal

Produtos #73 - Cremes de Barrar da EU Nutrition



Ando há algum tempo para fazer um post sobre estes cremes da EU Nutrition, que foram lançados há pouco mais de um ano. Tenho acumulado fotos numa pasta e adiado escrever o post há meses, mas hoje lembrei-me de finalmente o fazer - isto porque é uma altura particularmente boa para os comprar. Há algumas campanhas temporárias no site que permitem encomendá-los a um preço bem baixo, ou mesmo recebê-los de oferta :)

Vou deixar as dicas relativamente a essas campanhas no final do post, para não maçar quem não quer saber ou quem ler o post no futuro, quando elas já não estiverem em vigor. Mas em qualquer altura podem comprar os cremes (ou outros produtos da EU) com 15% de desconto e ofertas, bastando para isso aplicar o cupão euavela15. Ocasionalmente há campanhas acumuláveis que geram oportunidades particularmente boas, como é o caso - por isso é sempre bom estar atento!

Agora a introdução aos cremes. Já falei deles várias vezes aqui no blog, por isso não são propriamente desconhecidos; mas deixem-me apresentá-los por uma questão de completitude :P

Estão disponíveis no site da EU Nutrition em 4 sabores: caramelo salgado, eutella (tipo nutella - chocolate com avelãs), chocolate branco e framboesa. Cada embalagem tem 250g e sem descontos fica a 5.45€, com exceção da eutella, que é um floco de neve especial e custa 5.49€ :P

Não têm açúcar e são enriquecidos com proteína whey. Deixo um exemplo de lista de ingredientes e tabela nutricional:

Maltitol, manteiga de karité, concentrado de proteína de soro de leite, aromas, emulsificante: lecitina de colza

Por 100g: 517kcal, 19g de proteína, 39g de hidratos de carbono (1g de açúcar), 38g de gordura (12g de gordura saturada).

Abaixo deixarei fotos do rótulo de cada um dos sabores, mas não varia muito disto - a base é a mesma, e depois cada um tem ingredientes associados ao sabor em questão (e.g. o de framboesa tem framboesa, o de caramelo tem sal,...). O único que foge um pouco à regra é novamente a eutella, que além de manteiga de karité tem óleo de coco.

Acho a lista de ingredientes surpreendentemente curta para os produtos em questão, e tem o benefício de não incluir óleo de palma nem açúcar. Os ingredientes são praticamente só os estritamente necessários para cremes deste género: adoçante, gordura vegetal, proteína, aroma e emulsificante. De resto, já se sabe que não são um alimento particularmente interessante ou com grande valor nutricional. Nem sequer têm um grande teor de proteína, são maioritariamente fonte de hidratos de carbono e gordura.

Pessoalmente, não tenho grande problema em consumir alimentos deste género, mais processados e menos interessantes nutricionalmente. Claro que o faço com moderação, mas a verdade é que 10 ou 20g de um creme deste género é uma dose mais do que satisfatória. E não acho de todo que a minha alimentação deixe de ser saudável por incluir estas módicas quantidades de alimentos menos nutritivos :)

Para terminar a introdução: muitas vezes dizem-me que os cremes estão muito duros e mal dão para espalhar. Nas fotos abaixo, em que mostro cada um misturado com uma colher, dá para ver que eles estão bastante cremosos - mas isso é porque tirei as fotos quando os cremes foram lançados, numa semana de bastante calor, e por isso não estavam muito sólidos. Quando a temperatura ambiente está mais baixa é normal que eles endureçam. O que costumo fazer (e que já me podem ter visto a recomendar nas stories do Instagram) é aquecê-los em banho maria.

Para não sujeitar o pote inteiro a variações de temperatura frequentes, faço o seguinte: retiro a porção que vou usar para uma tacinha, e coloco essa tacinha dentro de uma malga com água quente. Vou mexendo e dentro de uns minutos  a textura fica logo cremosa, dá para espalhar na perfeição e se estiverem inspirados até conseguem fazer uns drizzles todos profissionais :)

Chega de conversa - se sobreviveram ao testamento, parabéns, consigo ver um futuro brilhante para pessoas com tal perseverância :P Agora vem a parte interessante: um ranking recheado de fotos, com o meu feedback acerca de cada sabor :)

Sem mais demoras...

1º - Caramelo Salgado





Este sabor tinha tudo para ser maravilhoso... E é mesmo! Eu já tinha as expectativas altas em relação ele, mas ainda assim foram superadas quando o provei. A textura é bem macia e cremosa, e o sabor é incrivelmente viciante: uma das coisas que mais aprecio é que o toque do sal está claramente presente. Quase todos os produtos que proclamam ser de caramelo salgado são muito conservadores na quantidade de sal, ao ponto de este nem sequer chegar a sentir-se. Em contraste, o creme de barrar da EU está no ponto: nota-se claramente o toque salgado, mas não é excessivo e contrabalança na perfeição a doçura do creme. É mesmo saboroso, nada artificial nem enjoativo. Já provei vários cremes de barrar sem açúcar e frequentemente só sabem a adoçante, mas não é o caso - nem sequer diria que não tem açúcar se não soubesse :)

A única coisa que tenho a apontar é que podia ter uma cor mais escura, para fazer lembrar caramelo a nível da aparência. De resto está simplesmente perfeito, não conseguia imaginar melhor :D Seguem-se algumas sugestões de utilização:

Waffles (feitos com a receita das panquecas de queijo fresco, mas no forno, numa forma de silicone)

Papas de aveia de maçã e canela desenformadas. Maçã + caramelo salgado = vida

Panquecas outra vez, mas agora em versão mesmo-panqueca :P

Bubble waffles, outra receita de panquecas por mim desavergonhadamente degenerada em waffles
2º - Eutella





Em segundo lugar vem aquele clássico que não desilude. Como podem imaginar tendo em conta o nome do blog, sou bem fã - e esta versão da EU tem o meu selo de aprovação :)

Mais uma vez, a textura é bem macia. O sabor é delicioso: um pouco menos doce que a Nutella normal, mas muito agradável e com os sabores a chocolate e avelã ambos claramente presentes. Mais uma vez, não detetei nenhum sabor estranho a adoçante, pelo contrário - achei-o bastante natural!

E aqui não tenho nada a apontar em relação à cor, está perfeita :D

Alguns lanches em que usei este creme:

Bolo de bolacha maria e café no microondas

Panquecas tornadas waffles, outra vez :P

Gelado de banana

Em pão torrado. Só isso mesmo. Também há dias em que tenho preguiça de cozinhar, dêem-me um desconto :P

E novamente: panquecas-panquecas. E que panquecas < 3

3º - Chocolate Branco





Agora chega a parte em que começo a sentir que estou a ser injusta porque os lugares da segunda metade do ranking não fazem justiça aos cremes que os assumem. Sinto que devia haver cremes maus, para que estes quatro, que são deliciosos, pudessem ficar com os lugares de topo :P

A verdade é que eu pessoalmente sou mais fã de caramelo salgado (quem não, sinceramente? :P) e de chocolate com avelãs do que de chocolate branco - mas acho que este creme da EU é tão bom quanto um creme de chocolate branco pode ser! Super cremoso, e com um sabor autêntico a chocolate branco que, novamente, não deixa adivinhar a presença de adoçantes. O aroma lembra-me o recheio das barrinhas Kinder, ou equivalentemente a parte branca dos ovos Kinder! É mesmo delicioso, e mesmo eu, que tendencialmente gosto mais de chocolate negro, adoro usá-lo em tudo e mais alguma coisa :)

Mais umas fotos com sugestões:

Bolo de cenoura no microondas

*baba*

Outras panquecas tornadas bubble waffles

Bolo de microondas em versão brownie

Gelado de banana. Os pedacinhos são uns mirtilos com chocolate negro da Guylian, por sinal deliciosos :D

Papas desenformadas em formato de estrela < 3

E por fim, uma bela taça de zoats com o creme, morangos e pedacinhos de brownie da fibre one :)
4º - Framboesa





Se já senti que estava a ser ingrata para com o creme de chocolate branco, imaginem como me sinto em relação a este, deixando-o em último lugar apesar de este ser delicioso e cumprir o que promete. A vida é verdadeiramente injusta, de facto :P

Claramente, os sabores mais decadentes (como é o caso de caramelo e chocolate) apelam mais às minhas preferências do que os sabores de fruta. Sejamos justos, quantos de vocês não diriam o mesmo? Devida exceção feita às pessoas cronicamente esquisitinhas, que se lhes põe uma placa da Olá em frente escolhem um Calippo em vez de um Magnum. Não desfazendo os Calippos, de que também gosto... Vá lá, Magnum é Magnum :P

Mas mais uma vez, não conseguia imaginar melhor encarnação para o sabor a framboesa. Este é possivelmente o creme mais doce de todos, com um sabor que lembra aqueles clássicos rebuçados molinhos de framboesa, embrulhados um papel branco com o desenho da fruta. Não é um sabor propriamente natural, não sabe a fruta fresca - mas é agradável da mesma maneira que sugus ou skittles são agradáveis. E também não sabe a adoçante nem tem um aroma artificial, o que é sempre um grande ponto positivo.

Já que referi a cor quando falei dos anteriores, deve referir que nesse aspeto este é indestronável. Tem uma tonalidade rosa linda e vibrante :)

Algumas sugestões com ele:

Zoats com morangos e brownie. Sim, outra vez. Morangos com brownie ficam deliciosos, não me culpem a mim, não fui eu que os fiz deliciosos :P

Gelado de banana, novamente com os mirtilos com chocolate negro. Sim, mais uma repetição. Podia dizer que foi porque viciei nos pedacinhos da Guylian, mas na verdade foi porque por volta da altura em que recebi os cremes e tirei todas estas fotos descobri que a validade tinha acabado há imenso tempo. Não que as bolinhas não fiquem deliciosas em gelado de banana, porque ficam. Mas principalmente validade :P
E para terminar, deixo uma dica extra como bónus: não vivam limitados a um creme por lanche, vocês merecem mais do que isso. Alguns dos sabores combinam muito bem entre si - por exemplo, chocolate branco e caramelo, eutella e caramelo, ou chocolate branco e framboesa! Esta última dupla fica a saber a cheesecake, e o contraste de cores é particularmente adorável. Ultimamente tenho usado muito essa combinação em panquecas:

Prova
Dou assim por terminado o ranking, e passo à ultima parte do post: a referência às campanhas que podem aproveitar para encomendar estes cremes. Em primeiro lugar, o de framboesa faz parte das ofertas da semana com o meu cupão, euavela15.  O cupão também vos dá desconto na compra de todos os produtos do site, claro - cremes incluídos. Deixo a campanha:


Além disto, os cremes de chocolate branco e framboesa estão com 50% de desconto direto acumulável com o cupão. Acumulando os dois descontos podem comprá-los a 2.31€ em vez de 5.45€.


Este desconto deve-se a os cremes estarem próximos do fim da validade - o prazo acaba dia 30 deste mês. Mas sinceramente acho que é uma boa oportunidade para os encomendarem, mesmo se não conseguirem gastá-los até lá: as datas de validade são sempre cautelosas. O facto de as marcas não poderem vender produtos após esta data é um bom 'trunfo' para nós enquanto clientes, porque frequentemente o produto está em perfeitas condições até meses depois de passar o prazo, e podemos adquiri-lo a um preço bem mais baixo. Este é um produto que tem à partida mais de um ano de data, não há nada de mágico na validade impressa na embalagem. Eu consumiria o produto alguns meses depois dela sem problemas: aliás, até encomendei para mim, só para verem como falo a sério :P

Mas continuando; além de poderem receber o creme de framboesa nas ofertas do cupão e poderem encomendar esse e o de chocolate branco com um desconto enorme, ainda podem receber o creme de caramelo salgado de oferta usufruindo desta campanha:


A whey isolada em potes de 2kg tem quase sempre ofertas, e atualmente são particularmente tentadoras - o tal creme, e manteiga de amendoim natural. Também estas ofertas são acumuláveis com o cupão; no limite podem receber 15% de desconto e 5 ofertas, além dos descontos diretos

A única condição é que a encomenda supere o valor necessário: no caso das ofertas da whey este valor corresponde ao preço original da whey, no caso das ofertas do cupão estes estão escritos na imagem da campanha.

A whey está disponível em vários sabores, eu já provei todos e confirmo que são ótimos. Como me pedem muitas vezes feedback deixo umas curtas notas sobre os sabores: 

Ultimamente tenho usado imenso a de gelado de baunilha (foi a que usei para fazer o pudim flan, o leite-creme e o arroz doce proteicos), é especialmente boa para receitas porque tem aquele sabor clássico a baunilha. 

Se bebem frequentemente batidos só com água, recomendo particularmente os sabores de chocolate: simples, chocolate-avelã ou chocolate-coco, ou ainda EU Cookies (oreo). Não são nada enjoativos e bebem-se muito bem. Também são os meus favoritos para fazer brownies de chocolate no microondas, ficam incríveis! 

Para utilizar em receitas uso muito bolacha maria ou EU Cookies, que são sabores particularmente pecaminosos. Semifrios e cheesecakes proteicos ficam maravilhosos com eles :) Gosto especialmente de juntar expresso em pó à de bolacha maria em doces, porque café + bolacha maria é um duo icónico - lembra bolo de bolacha :D

Recentemente encomendei a medo a de iogurte de limão, que também surpreendeu pela positiva. É ótima, sabe-me a cheesecake! Se já provaram os novos kvargs de limão e bolacha da Lindahls, posso dizer que o sabor é parecido. Também fica uma delícia em semifrios e cheesecakes (costumo usar esta receita mas com quark natural, e aumentar a whey).

Todas elas ficam também ótimas misturadas com quark ou iogurte natural - não vejo muita gente a consumir whey assim, mas eu adoro, o quark fica bem docinho e cremoso e é super prático para variar nos sabores agora que não dá para saltitar de supermercado em supermercado para comprar iogurtes proteicos :P

Para terminar, deixo um exemplo de uma encomenda que podem fazer tirando partido de todas estas acumulações, para mostrar quanto conseguem poupar com isto:


Os produtos são:

- 2kg de whey isolada de chocolate avelãs (que tem ofertas; qualquer outro sabor serve)
- Creme de chocolate branco (que tem 50% de desconto direto)
- 1 caixa de wafers proteicas de gelado de baunilha (que têm 15% de desconto direto)
- Tâmaras (que têm 50% de desconto direto)
- Pepitas de cacau (que têm 50% de desconto direto)
- 1 caixa de wafers proteicas de Nutella (que têm 15% de desconto direto)

Visto que o valor final da encomenda supera o valor original da whey e também o valor necessário para obter todas as ofertas do cupão, ao usá-lo (euavela15) recebem todas estas ofertas: 


Ou seja:

- Creme de framboesa (valor: 5.45€)
- Preparado para panquecas de chocolate (valor: 10.48€)
- Aveia de coco (valor: 6.49€)
- Manteiga de amendoim (valor: 5.45€)
- Creme de caramelo salgado (valor: 5.45€)

E no final pagam 68.90€, quando o valor total dos produtos e ofertas é 128.25€.

Como vêem, vale bem a pena. Com este exemplo conseguem encomendar 3 dos 4 cremes a um preço muito reduzido ou nulo, e aproveitar uma série de outras promoções. Fica a sugestão :)

Assim dou por terminado este post, já absurdamente longo :P Espero que tenham gostado!

Comentários

  1. Ola avelã. Realmente deu uma grande trabalheira escrever este post. Esses cremes devem ser uma delicias as tuas fotos e receitas sao ainda mais. Nao estivesse eu em lay off e como tal tenho de me conter em despesas, seria altura ideal para fazer a encomenda. Um beijinho e nao desistas do blog. ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pelo comentário simpático :)

      Espero que as coisas melhorem a nível do trabalho. As preocupações nesse campo tornam pior o que já é mau de si... Enquanto estudante sinto que os meus problemas são minúsculos em comparação.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ofereci a Eutella à minha irmã e ela não gostou.
    Eu não sou grande fã destas coisinhas.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t